''… antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.'' (Jo 1.48b.)
Natanael era amigo de Filipe. Ele amava a Deus e esperava a vinda do Messias. Tinha seu momento a sós com Deus, e abria o coração ao Senhor. Suas expectativas, seus sonhos, suas esperanças e planos para o futuro: tudo ele colocava diante de Deus em oração.
Certo dia, sendo chamado por seu amigo Filipe, foi levado à presença do Mestre. Jesus, ao vê-lo aproximar-se, disse a seu respeito: ''Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". (v. 47). Natanael assustou-se com esse testemunho a seu respeito. Nunca havia visto Jesus. Como é que ele o conhecia? E o Mestre lhe satisfez a curiosidade do coração, dizendo-lhe: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Era o seu lugar de oração. Ninguém o perturbaria ali. Como Jesus poderia saber seu segredo? Então ele era mesmo o Messias. E Natanael creu em Jesus, como o Filho de Deus, o Rei de Israel.
Jesus sabe todos os nossos segredos. Ele conhece o que se passa em nosso coração. Ele conhece as nossas necessidades e quer supri-las. Mas é preciso que, assim como fez Natanael, nós creiamos em seu nome. Creiamos e confessemos que ele é o Filho de Deus, que morreu por nós e ressuscitou: que ele é o nosso Deus!
Fonte: DT



























